As mulheres do Vodafone Mexefest

 
As mulheres que irão estar presentes no Vodafone Mexefest.

Este tem sido o ano das mulheres na indústria da música, desde Taylor Swift a FKA Twigs passando por Azealia Banks, e o cartaz do Vodafone Mexefest vem comprovar exatamente isso sendo constituído por um ótimo conjunto de vozes no feminino. Relembramos que os primeiros nomes anunciados foram só mulhres (St. Vincent, Sharon Van Etten e Tune-Yards). Sejam portuguesas, espanholas ou britânicas são todas mulheres talentosas. Fiquem a conhecê-las.


Tune-Yards 

Coliseu dos Recreios | 28 nov | 22:00 - 23:00

Definir, categoricamente, a música de Merrill Garbus (aka Tune- Yards ou tUnE-yArDs) é exercício dispensável porque os sons da artista norte-americana resultam de uma fusão singular e harmoniosa de géneros e tradições melódicas múltiplas. Nos primeiros discos, "Bird-Brains" (2009) e "Whokill" (2011), a atmosfera lo-fi emergia como elemento mais notado. Porém, o gosto e o talento pela mistura de temperos africanos, "world", eletrónicos, folk, indie e pop, já ribombavam altos nas primeiras obras. Para o último e brilhante "Nikki Nack", Mrs. Garbus obrigou-se a uma rotina de estúdio, como se de um emprego institucional e formal se tratasse. Das imensas horas de gravação resultaram 30 demos, para uma triagem esmerada constituírem o seu mais recente trabalho.



St. Vincent

Coliseu dos Recreios | 28 nov | 00:15 - 01:45

Dona de uma personalidade discreta – mas não distante -, brilha artisticamente com talento e génio musicais. Multi-instrumentista, intérprete e compositora, tem na guitarra, instrumento dedilhado desde os 12 anos de idade, elemento-companhia na maior parte das suas prestações ao vivo.
Em 2014 voltou com um inebriante longa duração homónimo. Já partilhou palcos como nomes como Arcade Fire, Andrew Bird, Jolie Holland, Death Cab for Cutie, entre muitos outros. 



Sharon Van Etten  

Coliseu dos Recreios | 29 nov | 21:30 - 22:30

Sharon Van Etten tem um reportório constituído por 4 Lps. De disco para disco a carreira e o reconhecimento agigantam-se, atingindo dimensões inauditas para quem soube, até aos 27 anos de idade, manter-se recolhida, sem partilhar publicamente as suas melodias.




Deers 

Sala SBSR/Garagem Epal | 28 nov | 21:00 - 21:50

Vertiginoso o mundo das madrilenas Deers. Em Março deste ano, Ana Garcia Perrote e Carlotta Cosials gravaram num arranco impregnado de espontaneidade dois temas - "Bamboo / Trippy Gum" - que constituem, até hoje, a sua única edição. Com o single singelamente intitulado "Demo", conseguiram, um mês depois de o registarem, garantir um concerto, e a Ana e Carlotta juntaram-se, respetivamente para o baixo e bateria, Ade Martin e Amber Grimbergen.




Capicua 

Cinema São Jorge | 28 nov | 21:00 - 22:00

Do Porto herda a nascença e a pronúncia; do pai e de Zeca Afonso, o gosto pelas palavras e o amor pela língua. MC de vocação e coração, é hoje um dos nomes que emerge de imediato quando pensamos em hip hop. Este ano lançou um novo registo, "Sereia Louca".


Ana Cláudia 

Sociedade de Geografia de Lisboa | 28 nov | 19:40 - 20:30

Ana Cláudia é uma das grandes revelações do meio musical português deste ano. Estreia-se com "De Outono" – registo produzido por Ben Monteiro (D'Alva) – e com o álbum de estreia arrebata com distinção pop projetada, nas palavras, por uma voz irrepreensível.



Johanna Glaza  

Igreja de S.Luís dos Franceses | 29 nov | 19:40 - 20:30

A música de Johanna Glaza é encantadora. Remete-nos para universos onde a fantasia e o sonho são componentes protagonistas. Há uns anos, num apartamento vitoriano do norte de Londres, a auto-didata Glaza começou a explorar os sons que habitavam na sua cabeça... tudo num piano centenário. Viajou para Nova-Iorque e por lá inspirou-se definitivamente para seguir caminho na arte musical. De regresso a Londres, edita dois Eps que rapidamente conquistam exclamação e elogios, "Silence Is Kind" (Novembro de 2013) e "Letter to New York" (Julho de2014).





Sara Paço 

Palácio Foz | 28 nov | 19:30 - 20:15

Sara Paço promete fazer história. Abraça o amar sobre uma prancha de surf desfrutando ondas e momentos inspiradores para a sua música. Tem uma voz magnífica e que cabe na perfeição nos géneros que servem as suas composições.



Shura  

Casa do Alentejo | 28 nov | 23:00 - 23:40

Aleksandra Denton começou muito cedo a compor, competindo com o irmão (Dj de drum &bass) nas aventuras musicais. Shura constrói temas eletrónicos muito leves e com uma estrutura melódica declaradamente pop. Canta amores e desamores, sempre num jeito delicado e fluído. Estreou-se com a faixa "Touch". Entretanto, entre remisturas e outras colaborações, lançou o single "Just Once", mais uma peça que nos transporta para um universo que vive de um enlace sonoro que combina os sons do presente com outros dos finais dos anos 80, inícios dos 90.


As mulheres do Vodafone Mexefest As mulheres do Vodafone Mexefest Reviewed by Watch and Listen on novembro 25, 2014 Rating: 5

Slideshow