Porque é que o videoclip "Youth" de Troye Sivan é importante?


O Troye Sivan lançou ontem o videoclip do seu mais recente single "Youth" que conta com uma participação especial de Amandla Stenberg. Este novo vídeo não faz parte da trilogia de três vídeos "Blue Neighbourhood", mas parece o after-party desses vídeos. O videoclip de "Youth" acontece numa festa onde estão presentes casais do mesmo sexo e casais do sexo oposto. Pode não parecer, mas este facto é muito importante numa indústria em que na maior parte das vezes se centra só em relações heterossexuais.


Desde o início da sua carreira que Sivan se assumiu como queer, ao contrário de muitos artistas que levam anos a assumirem tal publicamente, como, Adam Lambert e Sam Smith. Além disso, Sivan ainda aproveitou para mostrar que não tem nenhum problema em admitir isso na sua triologia de três videoclips chamada "Blue Neighbourhood". Cada videoclip é diferente, e quando se vê os três por ordem, vemos uma história comovente. Esta decisão foi um ato de coragem, e, com alguma sorte, pode originar algumas mudanças no mundo da música.

Agora em "Youth", o cantor concretizou um vídeo adequado à música, que mostra as suas crenças, e é também uma reviravolta nos vídeos habituais. Pois, o vídeo não retrata só relações heterossexuais mas, ao mesmo tempo, relações homossexuais. 


Porque é que isto é importante? Porque há poucos artistas que façam algo semelhante por terem receio, e porque todas as pessoas se podem identificar com o vídeo, o que nem sempre acontece. Ainda mais, a indústria da música necessita de mais artistas que pensem desta forma e não da forma impingida há anos na sociedade e na música. Isto é, que apenas casais do sexo oposto podem entrar em videoclips com as mesmas histórias de amores e desamores. 


Troye Sivan lançou o seu primeiro álbum, "Blue Neighbourhood", há alguns meses mas já começa a mudar o panorama musical pouco a pouco. Por isso mesmo, o videoclip do single "Youth" e o próprio Sivan são muito importantes para os dias de hoje.


Porque é que o videoclip "Youth" de Troye Sivan é importante? Porque é que o videoclip "Youth" de Troye Sivan é importante? Reviewed by Watch and Listen on fevereiro 26, 2016 Rating: 5

Slideshow