Para ouvir: "Lemonade" de Beyoncé


Ontem, dia 23 de abril, a Beyoncé lançou o seu sexto álbum. Não foi tão surpresa como "Beyoncé", em 2013, foi porque estava agendado um especial na HBO chamado "Lemonade". Ou seja, não se sabia muito bem o que poderia se um filme, um documentário ou um álbum. Acabou por ser mais outro álbum visual, desta vez no formato de um filme.

Em 2013, com o quinto álbum, "Beyoncé", que foi lançado de surpresa a cantora surpreendeu tudo e todos, principalmente na internet. Um álbum com 14 músicas e 14 videoclips a acompanharem cada uma das músicas. Um álbum que até este ano ainda se ouve como se tivesse sido lançado ontem. Ontem, no especial na HBO, Beyoncé lançou o seu novo álbum, "Lemonade". O novo álbum conta com um filme que o acompanha. Um filme onde cada música tem a sua parte. Um filme com uma mensagem poderosa para todas as mulheres de cor. Além da fantástica ideia de fazer um filme para o álbum, também há várias colaborações de grandes artistas: Jack White, The Weeknd, James Blake e Kendrick Lamar.

Antes de se ouvir só o álbum, é aconselhável ver-se o filme devido à sua mensagem para se perceber melhor o álbum. O filme fala sobre separações, tristeza, vingança, amor, e reconciliações. Ao mesmo tempo, também conta com vários cameos de mulheres e raparigas poderosas, tais como, Serena Williams, as irmãs Ibeyi, Amandla Stenberg, Zendaya e Winnie Harlow. Uma das mensagens mais importantes do filme é sobre aceitar as mulheres de cor que não são protegidas e incluir mais diversidade o que não ainda acontece na cultura Pop nos dias de hoje. Outra das mensagens que passa é a #BlackLivesMatter.

Em relação ao álbum, não é tão coeso como o anterior de 2013 por ter músicas mais diferentes. Até tem uma música mais country e outra onde apenas se ouve um piano. As músicas também passam as mesmas ideias do filme, sendo que está tudo interligado. Não é um álbum Pop e não tem refrões tão catchy como normalmente acontece nas músicas de Beyoncé. É um álbum urbano contemporâneo, sem dúvida.

As colaborações no disco foram uma surpresa muito agradável. A primeira é na música "Don't Hurt Yourself" com o Jack White onde ambos, Beyoncé e White, co-escreveram a música. Depois segue-se "6 Inch" com o The Weeknd. A seguir uma música com James Blake, "Forward", que é curta mas é Blake a cantar e a voz de Beyoncé a acompanhá-lo em alguns momentos. Por último, a colaboração com Kendrick Lamar em "Freedom", que honestamente é tudo o que se poderia esperar.

"Lemonade" surpreendeu pela positiva e é um dos trabalhos mais honestos de Beyoncé, até ao momento. Por enquanto, apenas está disponível no Tidal.
Para ouvir: "Lemonade" de Beyoncé Para ouvir: "Lemonade" de Beyoncé Reviewed by Watch and Listen on abril 24, 2016 Rating: 5

Slideshow