Para ouvir: "Tidal" da Fiona Apple


O álbum de estreia da Fiona Apple, "Tidal", foi lançado a 23 de julho de 1996, ou seja, há 20 anos e até hoje continua a ser uma referência na história da música. O disco tem apenas 10 músicas mas serviu para definir a artista que Fiona Apple era e é até agora. "Sleep To Dream" foi o single que despertou a atenção para "Tidal".

Já passaram 20 anos desde o lançamento do álbum o que é bastante tempo, mas os anos não parecem passar por "Tidal". Quando se ouve nem parece um disco feito há tanto tempo, e podia perfeitamente ser um disco novo lançado esta semana só que não foi, obviamente. "Tidal" é um disco intemporal desde as letras até à voz única da cantora e compositora. Ainda se sente a natureza, a honestidade, a raridade e a simplicidade deste trabalho como, provavelmente, se sentiria a ouvir-lo em 1996. Ouvi-lo é como entrar num novo mundo pela primeira vez, no mundo íntimo de Fiona Apple.

A Fiona Apple neste trabalho conseguiu mostrar o seu melhor lado criativo e musical o que lhe deu o estatuto de uma das artistas mais inspiradores da altura e até hoje. Ao mesmo tempo, criou músicas identificáveis por muitos anos. Com uma sinceridade intransmissível e incontornável, Fiona Apple merece muito mais reconhecimento do o que tem, e para se comprovar isso basta ouvir-se as músicas do primeiro álbum e dos seguintes.

Assim, "Tidal" ainda soa a um disco recente que deve ser ouvido nos dias de hoje para quem já conhece Fiona Apple ou para quem ainda a está para descobrir.


Para ouvir: "Tidal" da Fiona Apple Para ouvir: "Tidal" da Fiona Apple Reviewed by Watch and Listen on julho 24, 2016 Rating: 5

Slideshow