Roanake: será uma das melhores temporadas de American Horror Story?


A série "American Horror Story", criada por Ryan Murphy e Brad Falchuk, tem tido os seus altos e baixos desde que estreou em 2011. Com algumas temporadas melhores do que as outras, chega a 6ª temporada e a dúvida se é uma das melhores ou uma das piores. A dúvida surge, talvez, devido ao inesperado tema e ao facto de hoje em dia poucas pessoas ligarem a lendas de horror norte-americanas.

Dias antes da estreia da 6ª temporada, ainda não se sabia qual seria o tema, onde iria ocorrer, o que iria acontecer e isso tudo que normalmente se sabe antes. Por um lado, isto pode ter sido uma ideia de génio por parte dos criadores porque pode ter originado mais interesse da audiência que ao não saber nada iria ver pelo menos o primeiro episódio para saber do que falava. Também pode ter sido uma boa estratégia de publicidade porque várias pessoas falaram sobre a nova temporada e o seu tema desconhecido, ganhando fama só por isso. Por outro lado, pode ter sido apenas mais uma ideia má dos criadores porque algumas pessoas nem ficaram interessadas em ver esta temporada ou então viram alguns episódios e pararam de ver porque não gostaram do tema. Nem se sabia qual os atores que iriam fazer parte e muitas pessoas vêem devido a quem entra, o que pode ter originado em baixos ratings na TV.


Quando finalmente se descobriu o tema, o primeiro episódio foi confuso e não se percebeu logo sobre o que era até mais ou menos a meio do plot, o que fez algumas pessoas pensarem que era a pior temporada de "American Horror Story" e outras pensarem que era a melhor. "My Roanoke Nightmare" foi, talvez, uma das melhores temporadas da série por ter trazido uma história nova e diferente de todas as outras. Sim, cada tema da série é sempre diferente mas quantas séries e filmes é que acontecem num hotel, num asilo ou são sobre bruxas? Muitos. Na 6ª temporada, "American Horror Story" desenterrou uma lenda norte-americana dos anos 50, algo que não é visto em séries e filmes hoje em dia e já quase ninguém se lembra de contar lendas sequer. Sendo assim, uma história que veio refrescar um pouco as últimas temporadas da série e trouxe de volta o horror da 1ª e da 2ª temporada, que foram duas das melhores até ao momento. O mistério à volta de uma família que vive no meio de espíritos e o receio do que poderá acontecer a seguir está presenta nesta temporada, sendo que, essa ânsia de tremer com as cenas e a história não acontecia desde "Murder House". Ao mesmo tempo, "My Roanoke Nightmare" traz de regresso o terror e o suspense de "Asylum" com várias cenas horripilantes de mortes, torturas e religião levada ao extremo máximo. Desde as primeiras duas temporadas, é provável que não tenha surgido uma série tão assustadora. Em oposição, pode ser considerada a pior porque o tema é o mais estranho de todos e não encaixa em nada com os outros. Para quem gostou da 3ª temporada, "Coven", e da sua previsibilidade, é provável que não vá gostar da nova temporada por ser demasiado imprevisível. Enquanto que em "Coven" havia um objetivo concreto, que era o que alguém tinha de ser a supreme, nesta temporada não se vê nota em nenhum objetivo a não ser, se calhar, que Shelby, Lee e Matt querem sair daquela casa mas não conseguem. Esta também foi a segunda temporada da série onde a Jessica Lange não entrou e cada vez mais parece notar-se a sua ausência, pois, a atriz interpretava sempre grandes e importantes papéis aqui. Ainda mais, quem não liga a lendas norte-americanas provavelmente não vai gostar deste plot por ser sobre uma, achando que os plots anteriores são melhores.


Adicionalmente, o formato em que a temporada foi feita é diferente de todas as anteriores porque é realizada como se fosse um documentário real que passa na televisão. Há atores a reencenarem uma situação que realmente aconteceu e as pessoas que passaram por essa experiência relatam o que aconteceu. Esta temporada também vai buscar inspirações de filmes de terror, como, o "Paranormal Activity", pois, a técnica usada onde se grava tudo o que ocorre é semelhante a essa saga. Igualmente, é devido a isto que muitas pessoas pensam ter sido a pior temporada e outras pensam ter sido a melhor até agora.

Finalmente, a temporada até estava a correr bem apesar dessa dúvida pertinente, contou com bons episódios onde cada situação que ocorria era explicada minutos a seguir ou no episódio seguinte. Porém, conseguiram estragar tudo no último episódio que falou apenas de Lee e trouxe Lana Winters ("Asylum") de volta, sem explicação nenhuma. Fazendo com que perdesse a sua lógica inicial. O que foi uma desilusão ter acabado desta maneira.

Texto: Iris Cabaça
Roanake: será uma das melhores temporadas de American Horror Story? Roanake: será uma das melhores temporadas de American Horror Story? Reviewed by Watch and Listen on novembro 18, 2016 Rating: 5

Slideshow