Jane The Virgin: os buracos na história da 3ª temporada


Jane The Virgin, a série de comédia e drama da The CW, uma adaptação da telenovela venezuelana Juana La Virgen, apareceu como uma boa surpresa. É diferente das típicas séries norte-americanas e até das comédias: assimila-se a uma telenovela e não há piadas ou risos forçados no fundo. Até aqui, estava tudo bem e foi por estes aspetos (e mais alguns) que conseguiu chegar à terceira temporada. Porém, a meio ficou tudo estragado.

A série engraçada a que os espectadores se habituaram ficou completamente diferente e sem sentido desde que Michael Cordero, o marido de Jane Villanueva, morreu inesperadamente. No episódio seguinte, deu-se um avanço temporal de três anos, no qual não mostraram o funeral de MichaelRafael Solano na prisão, a transformação de Petra Solano na mãe que queria ser ou o luto da família Villanueva. Como tal, ficou a parecer uma série oposta à que era, com várias partes cortadas que seriam importantes para a continuação da história.

Dois episódios depois, os cortes no plot continuam sem fazer sentido. No último episódio, 3x13 Chapter Fifty-Seven, há muitas partes que continuam a ser estranhas: por exemplo, o facto da nova namorada de Rafael, Abbey Whitman, ter um papel irrelevante nos últimos episódios; Jane e Petra darem-se bem sem nenhuma explicação e tentarem fazer de Rafael o mau da fita outra vez. Ainda há mais coisas, tais como a Petra namorar com Chuck, o dono do hotel ao lado do Marbella; Mateo, o filho de Jane e Rafael, ter-se tornado numa criança irrequieta e violenta. Esta última pode ter sido causada pela morte de Michael, que era tecnicamente seu pai também, mas lá está, nem essa parte chegou a ser explicada (até agora).

Neste último episódio, parece mais uma vez que estão a tentar com que a Jane e o Rafael voltem a andar juntos. Agora irá ser apenas uma relação forçada e não uma ligação natural como a que foi criada na primeira vez que ficaram juntos. Com a morte de Michael e o avanço no futuro, tudo parece aparentar que Rafael e Jane acabarão por ficar juntos no final desta temporada ou no da série. Tendo em conta a tragédia que aconteceu, não parece correto que isto aconteça desta maneira. 

O lado positivo de 3x13 é que, aparentemente, Jane The Virgin voltou ao seu ritmo normal: uma série engraçada e com algum drama à mistura, o que faz a excelente ponte para telenovela sem o ser a 100%. É bom ter voltado a ficar assim porque se tal não tivesse acontecido, iria assimilar-se a uma série dramática e obscura, algo que muitas vezes acaba por destruir as melhores séries de comédia. Contudo, os buracos da história desde que Michael faleceu precisam de ser preenchidos para se perceber melhor.

Texto: Iris Cabaça
Jane The Virgin: os buracos na história da 3ª temporada Jane The Virgin: os buracos na história da 3ª temporada Reviewed by Watch and Listen on março 05, 2017 Rating: 5

Slideshow