Músicas para se ouvir no 25 de abril


Hoje celebra-se um dos feriados mais importantes para a história de Portugal: o 25 de abril, que ocorreu em 1974. Já se passaram 43 anos desde aí, porém, é um dia que não deve ser esquecido. Aconteceram várias situações antes, durante e depois do 25 de abril. A parte que será mencionada é a contribuição da música para este pedaço de história.

A música teve um papel muito relevante na Revolução dos Cravos. Todos conhecemos a "Grândola, Vila Morena", escrita e cantada por Zeca Afonso, que à 00h20min desse dia foi transmitida pela rádio Renascença para dar o sinal de confirmação do início da revolução. Antes de passarem esse tema, ouviu-se "E Depois do Adeus" de Paulo de Carvalho, que foi ao Festival Eurovisão da Canção nesse ano, às 22h55min do dia 24 de abril. "E Depois do Adeus" foi a primeira senha da revolução e "Grândola, Vila Morena" foi, consequentemente, a segunda. Estas duas canções foram as mais fundamentais para este dia, mas não foram as únicas revolucionárias. Por isso, fiquem com mais temas de intervenção.

"A cantiga é uma arma" - GAC

O Grupo de Acção Cultural - Vozes na Luta (GAC) foi formado em maio, após a revolução, por José Mário Branco, Fausto, Afonso Dias e Tino Flores, inicialmente. O grupo criou músicas de intervenção e acabou em 1978.


"Maré Alta" - Sérgio Godinho

A letra, escrita por Sérgio Godinho em 1971 para o seu primeiro disco, é curta e como o próprio diz "às vezes o menos é mais", o que é real aqui. Em poucas palavras, Godinho deu esperanças de que iria haver uma libertação do fascismo.


"A Tourada" - Fernando Tordo

Em 1973, Fernando Tordo concorreu ao Festival Eurovisão da Canção com o tema "A Tourada", escrito por Ary dos Santos. A letra na altura foi escrita como uma metáfora ao regime fascista. Assim, conseguiu passar pela PIDE sem nenhuma censura porque, provavelmente, não entenderam o sentido real da mesma.


"Já Chegou a Liberdade" - Tonicha

No seu primeiro disco, Tonicha lança dois temas sobre a revolução. No lado A, "Obrigado Soldadinho" e no lado B "Já Chegou a Liberdade" com as letras de Ary dos Santos e o arranjo de Pedro Osório

"Rapsódia político-portuguesa" - Júlio Pereira

Lançada cerca de dois anos depois, em 1976, a "Rapsódia político-portuguesa" criada por Júlio Pereira fala sobre de como o país mudou a seguir ao 25 de abril.


"Os Vampiros" - Zeca Afonso

O Zeca Afonso foi um dos músicos de intervenção mais importantes para a época. A música "Os Vampiros" faz parte do EP "Baladas de Coimbra", que foi lançado em 1963, contribui para a criação de musica de protesto muitos anos anos antes da revolta contra o período fascista. Em 2014, ganhou uma nova versão interpretada por Gisela João, Nicolas Jaar e Dave Harrington no Lux Frágil.



"Somos Livres" - Ermelinda Duarte

Escrita por Ermelinda Duarte e com arranjos de José Cid, "Somos Livres" tornou-se numa das músicas mais conhecidas depois do derrube da ditadura, também em 1974.


Músicas para se ouvir no 25 de abril Músicas para se ouvir no 25 de abril Reviewed by Watch and Listen on abril 25, 2017 Rating: 5

Slideshow