A banda sonora de "Dear White People"

A série "Dear White People", que é uma sátira com uma mensagem clara sobre racismo na sociedade de hoje em dia, tem uma banda sonora original com artistas de luxo. Além de abordar um problema de uma forma engraçada e genial ao mesmo tempo, os temas dos vários géneros musicais também lhe fazem justiça.

A banda sonora está cheia canções e artistas diferentes, percorrendo a soul e passando pelo hip-hop. Uma das primeiras músicas que surge logo no primeiro episódio é "Carry On" de Tkay Maidza feat. Killer Mike que fala sobre ser-se jovem, segundo a cantora. Depois aparece Sam White, uma das personagens principais, a ouvir "Black" de Innanet James em que a letra diz "Ooo I'm black and I'm proud/ I'm black, they can't keep me down/ I'm black in black with a smile". A mensagem presente na letra desta música é também a que a série tenta passar e surge nesta cena para reforçar isso mesmo. Muitos dos temas presentes na série são atuais, porém há alguns mais antigos como "My Dream" dos The Softones, de 1973, que vem cheio de soul e pode-se ouvir na cena em que Lionel Higgins corta o seu cabelo.


Há outra componente igualmente importante nesta banda sonora com 21 temas: as músicas criadas por Kris Bowers. O músico norte-americano já fez canções para alguns e para a série realizou alguns temas instrumentais para cenas específicas. Tais como, "They're Gonna Hate Me", "All About Reggie" e "Langston Vibes". Tudo músicas simples sem nenhuma voz, mas que realmente bonitas.

Ainda mais, alguns temas que surgem ao longo dos episódios não fazem oficialmente parte da banda sonora, mas também são relevantes. No segundo e no terceiro episódio ouve-se duas músicas de Childish Gambino: "Redbone" (01x02) e "Terrified" (01x03) que também têm letras importantes. No décimo episódio, o último, aparece "Legend Has It" de um dos melhores duos do hip-hop: os Run The Jewels. E nos créditos finais, "We The People" dos A Tribe Called Quest que é uma música claramente política. Desta maneira as músicas que se ouvem durante algumas cenas servem para se expandir mais a cultura musical.


A mensagem que "Dear White People" passa sobre o racismo institucionalizado na sociedade de hoje em dia, principalmente nos Estados Unidos, é bastante óbvia no guião e ao longo dos episódios. As músicas selecionadas para a série também têm, provavelmente, o objetivo de dar mais ênfase a essa mensagem importante e conseguem fazer mesmo isso.  


Texto: Iris Cabaça
A banda sonora de "Dear White People" A banda sonora de "Dear White People" Reviewed by Watch and Listen on maio 19, 2017 Rating: 5

Slideshow