A banda sonora de "Stranger Things"


"Stranger Things", a série que fez sucesso no verão passado, foi realizada pelos irmãos Matt e Ross Duffer. Ambos inspiraram-se em vários filmes e séries de ficção científica. A série acontece nos anos 80, e é daí que a música também é contextualizada com artistas e bandas que marcaram essa altura. Assim, os canções de fundo que passam em algumas cenas trazem de volta a memória desse tempo, enquanto que a banda sonora original, criada por Kyle Dixon e Michael Stein, apenas tem temas instrumentais.

Para começar, "Should I Stay or Should I Go" dos The Clash é uma das cenas mais marcantes de "Stranger Things". Aparece quando o irmão de Will Byers, Jonathan Byers, se lembra dele após o seu desaparecimento e o quanto ele gostava da música que estava numa mixtape que lhe deu e quando a mãe de ambos, Joyce Byers, encontra um rádio no quarto de Will a tocar essa canção. Isto foi logo no segundo episódio, "The Weirdo On Maple Street", e a partir daí tornou-se no tema mais importante da série porque funciona como uma espécie de chamamento a Will Byers, o rapaz desaparecido. Volta a surgir no quarto episódio quando a mãe de Will, Joyce Byers, tenta chamar o seu filho a meter esta música a tocar e depois Mike Wheeler e Eleven ouvem-no a cantar o refrão no walkie-talkie. No episódio sete, "The Bathtub", Will canta para si mesmo esse tema enquanto o monstro se aproxima. Como "Should I Stay or Should I Go" aparece nestas cenas ao longo da série tornou-se na música mais inesquecível da série e meteu muitas pessoas a ouvirem os The Clash, a banda de punk britânico, que até originou a que metessem o áudio no Youtube por causa da série.


Além dessa música que ficou icónica na série também há outras que merecem o devido destaque. No primeiro episódio aparece a clássica "Africa" dos Toto numa cena com Nancy Wheeler e Steve Harrington. Quando Jim Hopper, o detetive da cidade, descobre que Will desapareceu pode ouvir-se "Can't Seem To Make You Mine" do grupo norte-americano The Seeds. Outra música que foi bastante importante nesta série é a "Heroes" de Peter Gabriel que aparece depois de se encontrar o corpo falso de Will, o que levou as pessoas a pensarem que ele estava morto. Com a escolha de alguns destes temas conseguiram dar uma perspetiva única às cenas durante os oito episódios.


Ao colocarem estas músicas clássicas em várias cenas ao longo dos episódios fazem com que os telespectadores que assistem a "Stranger Things" conheçam, revivam e ouçam repetidamente essas mesmas canções. O que é outra surpresa que a série trouxe no ano passado.
A banda sonora de "Stranger Things" A banda sonora de "Stranger Things" Reviewed by Watch and Listen on maio 12, 2017 Rating: 5

Slideshow