Vodafone Paredes de Coura 2018: mais uma edição memorável


O Vodafone Paredes de Coura está quase aí para mais uma edição. Após terem sido celebradas as bodas de prata no ano passado, encontra-se tudo a postos para mais uma semana memorável, de 15 a 18 de agosto.

Vamos falar de música?


O habitat natural da música acolhe novamente os festivaleiros do costume e apresenta um cartaz ecléctico, que conta com nomes como Arcade Fire, Slowdive, Fleet Foxes, Jungle, Skepta, Japanese Breakfast, Conan Osiris e outros que por lá irão passar. Poderão assistir às estreias imperdíveis de Pussy Riot e Frankie Cosmos no nosso país; ao mesmo tempo, alguns regressos aguardados, no caso de Fleet FoxesJungle e DIIV. E não esquecer aqueles que já fizeram as delícias dos festivaleiros em edições anteriores: Kevin Morby e King Gizzard and The Lizard Wizard. Um cartaz para os amantes do grime, do soul, do rock, do pop e do folk.

E as Vodafone Music Sessions?


O segredo é a alma das Vodafone Music Sessions. Concertos secretos com nomes do cartaz, espalhados pelos espaços do festival e da própria vila. Nem todos podem ter essa oportunidade, mas aqueles que a conseguem agarrar presenciam concertos únicos. Nas últimas edições, falou-se de Best Youth numa antiga fábrica de calçado ou de Moon Duo no largo da Câmara Municipal. Esperemos para ouvir as surpresas que estarão reservadas.

E o Sobe À Vila?


No primeiro dia de Festival Sobe À Vila, 11 de agosto, será exibido Mods Collective, um filme colaborativo sobre as pessoas que passaram pelo festival nos últimos 25 anos. Será acompanhado pelo colectivo dirigido por Samuel Martins Coelho, e do qual fazem também parte, entre outros, Pedro Oliveira (peixe: avião, Dear Telephone), Rui Souza (El Rupe, Medeiros/Lucas) ou Carina Albuquerque (Orquestra de Guimarães). No dia 12 de agosto, Barry White Gone Wrong10 000 Russos e Dupplo DJ set irão subir ao palco. Chinaskee & Os CamponesesThe Black Wizards e Chumbadélica DJ set atuarão no dia 13 de agosto. A 14 de agosto, The Lemon Lovers, Deixem o Pimba em Paz e Tigerman DJ set darão por encerradas as subidas noturnas à vila.


E o Jazz na Relva?


Quanto ao Jazz na Relva, no dia 16 de agosto, Galo Cant'Às Duas e S. Pedro irão abrir o palco. A 17 de agosto, é a vez de Mr. Gallini Penicos de Prata. Por fim, no dia 18 de agosto, Quadra e Vaarwell encerram o palco.


"Vou pelo ambiente"? Até se aplica!


É impossível viver o Vodafone Paredes de Coura e não deixar o coração nas margens do rio Coura, não querer regressar religiosamente às margens verdes da Praia Fluvial do Taboão ou não perguntar àquele companheiro de campismo o típico "E Coura este ano?". A vontade de regressar compensa aquela subida interminável até à vila, aquele primeiro choque da água gelada ou aquele vizinho que acha boa ideia passar techno até o sol nascer. Não somos capazes de pôr o mundo em pausa, mas Coura é o mais próximo disso: adaptar a rotina à vila, sentir a adrenalina do mosh e/ou crowdsurfing, ser molhado pela Dona Graciete quando só queremos lavar a loiça, correr todos os restaurantes à procura do prato mais barato quando a comida acaba ou a preguiça aperta. É mesmo o habitat natural da música, não fossemos nós a fauna festivaleira na flora verdejante.


Best of Vodafone Paredes de Coura 2017 by Vodafone Portugal



Texto: Carina Soares e Iris Cabaça
Fotografia: Iris Cabaça
Vodafone Paredes de Coura 2018: mais uma edição memorável Vodafone Paredes de Coura 2018: mais uma edição memorável Reviewed by Watch and Listen on julho 31, 2018 Rating: 5

Slideshow