Barreiro Rocks 2018: a melhor noite de Halloween


O Barreiro Rocks regressou ao Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro para celebrar o seu 18º aniversário. De 31 de outubro até 3 de novembro, o festival trouxe rock, caos e muita felicidade ao Barreiro.

Este ano, começou no dia de Halloween numa celebração com bandas dos anos 90. Também se poderia ser apelidada "revenge of bands from the 90s". US Forretas Ocultos, Gasoleene e Lulu Blind foram os nomes chamados à receção para se juntarem outra vez neste dia. Depois, houve um DJ set e Duendes do Umbigo.

Os US Forretas Ocultos foram os primeiros a subirem ao palco. A banda de Alcobaça formada, em 1992, por António Manzarra, Renato Feliciano, Luís Capinha e Luís Ferreira veio reviver o seu surf rock. Com algumas piadas pelo meio, o seu concerto foi o começo do espírito que tanto marca este festival: boa música e destruição total.

US Forretas Ocultos @ Barreiro Rocks 2018

Em seguida, vieram os Gasoleene. O grupo formou-se em 1994 com António Jorge, Miguel Leocádio, Nelson Oliveira e Pinha. Trouxeram alguns convidados ao palco para fazerem novas recordações. Ao longo do espetáculo, mostraram suas influências de grunge e indie-rock presentes nas suas músicas da bela maneira que o conseguem fazer.

Gasoleene @ Barreiro Rocks 2018

A encerrar o Palco Crooner, estiveram os míticos Lulu Blind. Em 1990, a banda formou-se com os membros iniciais Tó Trips (Dead Combo), Pedro Filete, Jorge So What, Pedro Vargues e Slams. Aqui viu-se Tó Trips num registo bastante diferente da sua banda atual, os Dead Combo, pelo facto de ter sido vocalista de uma banda de rock. Notou-se que o público estava feliz por voltar a ver ou assistir pela primeira vez a uma atuação desta banda que marcou o rock em Portugal nos anos 90. Assim, fizeram jus à sua reputação de rockeiros.

Lulu Blind @ Barreiro Rocks 2018

Para continuar a noite, houve um pequeno DJ set e a seguir, o concerto dos Duendes do Umbigo. A banda do Samouco foi a única que veio vestida a rigor para o Halloween, porque estavam todos mascarados. O que é normal para eles, mas que calhou bem nesta data. São, igualmente, uma banda dos 90, formaram-se em 1993, e ainda continuam no ativo. Instalaram a loucura total com as suas versões rockeiras de temas da infância ou adolescência de todos os presentes. "Dartacão", "Abelha Maia" e "Bob o Construtor" foram alguns dos temais mais celebrados. Este dia não podia ter terminado da melhor forma e com a maior exaltação das pessoas até ao momento.

Duendes do Umbigo @ Barreiro Rocks 2018

Com o Barreiro Rocks, a noite de Halloween foi celebra da melhor maneira e não podia ter sido de outra. Além disso, também foi a celebração de várias bandas icónicas e nacionais dos anos 90. Um começo de festival memorável.

No dia seguinte, 1 de novembro, a visualização de "Dança Camarra 90's" e um concerto da banda nova Humana Taranja.  

Texto e fotos: Iris Cabaça
Barreiro Rocks 2018: a melhor noite de Halloween Barreiro Rocks 2018: a melhor noite de Halloween Reviewed by Watch and Listen on novembro 08, 2018 Rating: 5

Slideshow