Sumol Summer Fest 2019: bem-vindos à Chelas de Sam The Kid


A Ericeira voltou a ser a casa dos party animals do Sumol Summer Fest. No primeiro dia, 5 de julho, juntou-se a praia ao hip hop internacional e nacional. O sol desceu e, no primeiro dia, o palco tremeu com nomes como Young Thug, They., Sam The Kid ou Kappa Jotta.

Kappa Jotta abriu o Palco Sumol no primeiro dia do festival. Acompanhado de Bad Tchiken e Amaro, artistas que integram o projeto “Good Fellas Good Music”, o rapper da linha C trouxe o primeiro vestígio do hip hop tuga. Mas o spotlight foi roubado pela filha do rapper, Carminho, que subiu ao palco e derreteu corações por todo o recinto. A junção entre a voz e a dança inocente da pequena Carminho foi mais do que suficiente para incentivar o público a gritar e a dançar ao som de Fala a Sério. De repente, o rapper ficou sem camisola e o público seguiu-lhe o exemplo. No fim do espectáculo, Kappa Jotta agradeceu e desceu para as grades da frontline. Arrancou assim o Palco Sumol, mas o hip hop tuga não ficou por aqui.

Kappa Jotta @ Sumol Sumer Fest 2019

Depois do hip hop tuga, chegou o R&B com os americanos They. A começar com What You Want, a estreia de Dante Jones e Drew Love em Portugal foi marcada por uma energia inesgotável, ainda que o público não respondesse com grande entusiasmo aos pedidos da banda e poucas fossem as pessoas que gritavam em alto e bom som pelos dois rapazes de Los Angeles. Contaram-nos a história que deu origem a 18 Months, um dos momentos mais emotivos do concerto. Da setlist, fizeram parte músicas como U-RITE, Dante's Creek ou Deep End.

They. @ Sumol Summer Fest 2019

Bem-vindos ao meu bairro, ao meu hood. Foi assim que o rapper português Sam The Kid escancarou a porta e nos fez entrar em Chelas sem sair da Ericeira. Num espectáculo que não se vai voltar a repetir, fomos até às origens de Sam The Kid e de todos aqueles que o acompanharam de alguma maneira. Mechelas trouxe ao mesmo palco os grandes nomes do hip hop da lusofonia, numa sucessão de artistas que formaram uma família de gigantes. O alinhamento do álbum Mechelas (2018) correspondeu praticamente à subida dos artistas, que eram anunciados como quem chama um irmão e o apresenta aos amigos com o peito cheio de orgulho. O concerto começou com Caravana, uma colaboração com Boss AC, e continuou com nomes que eram conhecidos da casa do hip hop que é o Sumol. Bispo levou o público ao rubro com Necessidade e aproveitou para dar uma palavra amiga a quem o ouve e se inspira na música que cria. Para além de Portugal, fomos até Moçambique com Hernâni ou até Angola com Kid MC, artista que Sam sempre admirou mas com o qual nunca tinha tido oportunidade de trabalhar. O girl power chegou com Muleca XIII, que abriu a porta à militância saída da favela e que agora ocupa as ruas de Lisboa. Não faltou Blasph, Nameless, KARLON KRIOULO ou GROGnation; estes útlimos fazem parte do segundo dia desta edição. Foi um novo marco na história do hip hop tuga, num projeto nunca antes visto, que não faria sentido se não fosse uma criação de Sam The Kid.

Sam The Kid apresenta Mechelas @ Sumol Summer Fest 2019

Começou a ouvir-se um remix de músicas já conhecidas, algumas tocadas no mesmo sítio em anos diferentes. Ouviu-se Congratulations do americano Post Malone, que foi um dos grandes nomes da edição do ano passado, e foi como se tivesse sido dado um sinal de explosão e todos fossem chamados em peso até ao Palco Sumol. Também se ouviu a colaboração com Drake, Sacrifices. "Are you ready for Young Thug?", perguntaram de cima do palco. E foi o primeiro momento do concerto mais esperado do primeiro dia, algo que se tornou óbvio à medida que se tornou mais difícil andar pela multidão. Young Thug pôs todo o recinto a abanar, não se limitou ao público, fez tremer paredes e portas como um terramoto a invadir a Ericeira. O rapper não deu descanso a ninguém e não deu espaço para ficar quieto. Ouviram-se músicas como pick up the phone (com Travis Scott), With Them ou On The Run.

Young Thug @ Sumol Sumer Fest 2019


O segundo dia vai contar com BROCKHAMPTON, GROGnation, Deejay Telio e Holly Hood.
Sumol Summer Fest 2019: bem-vindos à Chelas de Sam The Kid Sumol Summer Fest 2019: bem-vindos à Chelas de Sam The Kid Reviewed by Carina Soares on julho 06, 2019 Rating: 5

Slideshow