Vodafone Paredes de Coura 2019: bandas de outros tempos


De 14 a 17 de agosto, o Vodafone Paredes de Coura está de volta para mais uma edição na Praia Fluvial do Taboão. O cartaz conta com algumas novidades, tais como, Black Midi, Boy Pablo e Flohio. The National, Boogarins, Father John Misty e Car Seat Headrest são alguns regressos que irão fazer vibrar o público no Couraíso. Do outro lado, há nomes que começaram a fazer música desde os anos 70, 80 e 90. 

Patti Smith, New Order, Suede e Spiritualized são os nomes que preenchem essa quota e nos levarão numa viagem por essas épocas. Cada um com o seu género musical e hits que fizeram sucesso durante todos estes anos, irão recordar-nos de outros tempos.

Patti Smith


Os últimos concertos que Patti Smith deu em Portugal foram em 2015 no NOS Primavera Sound, no Porto, e no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, para celebrar os 40 anos do seu álbum Horses (1975), tendo tocado o disco na íntegra. Agora, virá apresentar alguns dos maiores êxitos da sua longa carreira. Além da música, a norte-americana também é escritora e já lançou vários livros. O último disco que editou foi Banga, em 2012.


New Order


Os New Order formaram-se em 1980 com os membros iniciais Bernard Sumner (vocalista e guitarrista), Peter Hook (baixista) e Stephen Morris (baterista). O grupo foi pioneiro em misturar new wave com música eletrónica, o que levou ao seu estatuto de uma das bandas britânicas mais marcantes nos anos 80. O primeiro álbum, Movement, chegou em 1981 e desde aí lançaram mais músicas, álbuns, tiveram algumas pausas e Peter Hook saiu da banda em 2007. O último disco editado foi Music Complete, em 2015.



Suede


Também do Reino Unido, os Suede formaram-se em 1989 e foram considerados a melhor banda nova na Grã-Bretanha em 1992. Inspirados por David Bowie e The Smiths revolucionaram a música Pop britânica com o seu indie pop/rock. O primeiro álbum homónimo foi editado em 1993, e até 2002 lançaram mais quatro trabalhos. Voltaram ao ativo em 2013 com Bloodsports, e o seu disco mais recente, The Blue Hour, foi lançado no ano passado.


Spiritualized


Tal como Patti Smith, os Spiritualized passaram pelo NOS Primavera Sound em 2015, antes tinham atuado no mesmo festival em 2012, e este ano regressam para apresentarem o novo álbum And Nothing Hurt, editado no ano passado. São outra banda de Inglaterra que foi formada por Jason Pierce em 1990 e já contam com oito álbuns de estúdio. O primeiro disco, Lazer Guided Melodies, chegou em 1992. O grupo é conhecido pelo seu space rock.

Vodafone Paredes de Coura 2019: bandas de outros tempos Vodafone Paredes de Coura 2019: bandas de outros tempos Reviewed by Watch and Listen on agosto 01, 2019 Rating: 5

Slideshow