#Throwback: Goodies de Ciara

A 28 de setembro de 2004, o disco de estreia de Ciara, Goodies, foi lançado através da LaFace Records. Em pouco tempo, a artista tornou-se numa das referências no mundo da música.

O primeiro single, "Goodies" com Petey Pablo, chegou ao primeiro lugar do top Billboard Hot 100 e o álbum, com o mesmo nome, estreou em terceiro lugar no Billboard 200. Contou com a produção de Lil Jon, o grande impulsionador do Crunk&B no mainstream, um género derivado do hip-hop mais conhecido por ser música de festa e uma mistura com R&B, que também produziu "Yeah" de Usher. Goodies serviu para apresentar o talento de Ciara ao mundo, e dezasseis anos depois ainda contém músicas bastante icónicas.

Ciara foi rapidamente considerada a princesa do Crunk&B, um termo do qual não gostava, por ter sido a primeira mulher a usar esse género nas suas músicas. Porém, nem tudo são temas para se dançar. O álbum inclui baladas, como, "Other Chicks" e "And I". O que causa um grande contraste entre as canções mais up-beat, incluindo os singles "1, 2 Step" com Missy Elliott e "Oh" com Ludacris. E percebe-se porque é que a artista não gostava de ser apelidada princesa do Crunk&B, porque sim é mais do que um estilo musical, mas, ao mesmo tempo, é a rainha do termo inventado por Lil Jon por ser a original.

Os vídeos tiveram um papel importante na construção da imagem de Ciara e de Goodies. Com cenários e histórias simples, mostraram que ela sabe dançar e bem. Três dos quatros singles e videoclips, contaram com coreografias onde mostrou as suas habilidades. A dança tornou-se predominante ao longo da sua carreira, evoluindo juntamente com a sua sonoridade. 

Os grandes momentos de Goodies são os temas com beats dançáveis e animados, que foram os que tiveram mais sucesso. As baladas mostram outra faceta de Ciara, mas acabam por ser fracas. Contudo, foi o trabalho que iniciou a sua carreira musical e mostrou ao mundo inteiro do que era capaz, o que lhe compensou a longo prazo.

#Throwback: Goodies de Ciara #Throwback: Goodies de Ciara Reviewed by Watch and Listen on outubro 04, 2020 Rating: 5

Slideshow