#Throwback: Latch dos Disclosure ft. Sam Smith

A 8 de outubro de 2012, os Disclosure lançavam o primeiro single do seu álbum de estreia, Settle (2013). "Latch" conta com a voz de Sam Smith e produção do duo, e foi a entrada para o sucesso dos três. 


Quando lançaram "Latch" há oito anos, o duo formado pelos irmãos Guy e Howard Lawrence pensava que não ia ter sucesso comercial nem nas discotecas. Porém, estavam enganados, e o single chegou à décima primeira posição do UK Singles Chart. Já nos Estados Unidos, só cerca de dois anos depois, em agosto de 2014, é que conseguiu alcançar o sétimo lugar no top Billboard Hot 100. Assim, tornou-se o primeiro hit mainstream dos Disclosure e de Sam Smith. Ao mesmo tempo, abriu o caminho para o primeiro disco Settle, que foi editado em maio de 2013. Tantos anos depois, ainda continua a ser um tema que definiu a dupla de eletrónica e continua a ser relevante, inclusive, no TikTok onde está a ser (re) descoberto com uma coreografia.

A música começa com um sample vocal de um cover de "Fairplay" feito por Zed Bias e Jenna G. Lentamente, de forma calma, vai progredindo para uma melodia mais dançável até explodir no refrão pop. Pelo meio, volta a acontecer o mesmo até acabar num ritmo frenético. Em quatro minutos e dezasseis segundos, conseguiram juntar house pouco habitual, não é o compasso mais usado neste género musical, e a voz maravilhosa de Sam Smith carregada de soul. Uma mistura que podia ter sido perigosa, mas que resultou numa canção de dance-pop pronta para as pistas de dança e pelos festivais de verão espalhados pelo mundo, incluindo Portugal. O que, até hoje, continua a ser um dos momentos mais celebrados nos seus espetáculos. 

No que toca à letra, completa o tema e fala sobre o sentimento de delírio quando se apaixona por alguém. Não só os versos capturam perfeitamente essa emoção (I'm so encaptured, got me wrapped up in your touch / Feel so enamoured, hold me tight within your clutch), mas a parte instrumental também. Já o vídeo, com várias pessoas a beijarem-se, é a visualização de tudo o que representa.

Não interessa quantos anos passem desde o seu lançamento, mas "Latch" irá ser sempre o momento marcante dos Disclosure e de Sam Smith na sua carreira, porque trouxe-lhes sucesso e abriu-lhes portas para o que se seguia. Além disso, continua tão atual e refrescante como há oito anos.

#Throwback: Latch dos Disclosure ft. Sam Smith #Throwback: Latch dos Disclosure ft. Sam Smith Reviewed by Watch and Listen on outubro 10, 2020 Rating: 5

Slideshow