David Bruno e O Primeiro Tango em Mafamude


O primeiro concerto no Auditório Municipal de Gaia, e o primeiro que conta com a presença dos pais. Finalmente, a concretização de um sonho há muito prometido.


O homem que, em 2020, ganhou a medalha de mérito cultural e recreativo da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso pelos "relevantes serviços e pela promoção", ontem conseguiu, finalmente, mostrar o porquê do merecido reconhecimento.

David Bruno, um dos artistas mais irreverentes em Portugal no momento, concretizou ontem um dos seus maiores sonhos de carreira: atuar no sítio que o viu crescer, o Auditório Municipal de Gaia.

Com bilhetes esgotados em meros minutos, a noite de 8 de fevereiro prometia grandes coisas, e, como diz o artista, "eu cumpro o que prometo".

O show começou com o DJ set de António Bandeiras, o alter ego do dj-bailarina-romântico que pertence à entourage de David Bruno. Entrou em palco todo vestido de branco, relembrando um Zézé Camarinha do eurodance português.

Dado como finalizado o primeiro momento musical da noite, a Bandeiras juntou-se Marquito (Marco Duarte) o guitarrista e solista romântico, seguido de Mohamed da Silva, o teclista e a nova adição ao grupo. Contudo, foi quando David entrou em palco (com a sua medalha de mérito, claro) que o público gritou em êxtase.

O espetáculo começou com a habitué Praliné. Talvez fosse o beat tão reconhecível por todos, ou a felicidade que dB não conseguia esconder, mas a energia na sala era palpável e contagiante. Depois das caixas de praliné (toblerone, ferrero rocher) passou-se algures em França com Doucement, com direito a reserva de uma Mesa para dois no Carpa.

Para quem já viu o artista ao vivo sabe que o seguinte tema é muito especial. Lamborghini na Roulotte, uma música que insiste em só tocar ao vivo e que "nem que lhe oferecessem um milhão de euros gravava em estúdio". Antes de começar, David explicou que eventualmente acabou por conhecer o dono do dito Lamborghini, o que tornou este momento full circle.

As duas seguintes músicas, Tema de Sequeira e Tema de Guedes, provêm do mais recente trabalho de David Bruno, uma áudio novela intitulada Sangue & Mármore. Infelizmente, Rui Reininho não pôde comparecer para interpretar Sequeira, mas Marlon Brandão fez-se ouvir enquanto "Guedes que enlouquece se não tem o que merece".

Das aventuras do marmorismo passou-se para Salamanca by naite, um tema em honra às origens da sua família do interior do país, e que teve ainda direito a uma roda ginástica feita em mocassim por parte de António Bandeiras. De Salamanca fomos levados até Miramar com Bebe & dorme, que, de forma controversa, David chamou de localidade. No público ouviu-se o grito "bruxedo!"

A noite chegou ao seu pico com os temas Interveniente acidental e Inatel, onde o público, numa explosão de energia, cantou as letras de volta ao artista.

Com o tempo a esgotar e o espetáculo perto do fim, N Gosto K Me Mentem, uma música sobre "um gajo perigoso", e Festa da espuma, foram os clássicos temas que deram a pausa ao concerto antes do encore.

David Bruno prometeu mais duas músicas, e assim o fez. Tema de Sandra e #150mL encerraram uma noite de sonhos, mas não antes de o artista meter os próprios pais a completar a letra da última música "Tenho que bazar, passar no Mc... Drive".

Foi uma noite de música, histórias de vida e, pela primeira vez, uma forte contextualização das canções do artista, pois, pela primeira vez, o público presente ia perceber exatamente o que estava a ser descrito.

David Bruno cresceu como artista muito além de Mafamude, mas será sempre o campeão de Gaia

 


Texto: Francisca Larawan
Fotos: Luís Pereira
 
David Bruno e O Primeiro Tango em Mafamude David Bruno e O Primeiro Tango em Mafamude Reviewed by Francisca Larawan on fevereiro 09, 2023 Rating: 5

Slideshow