6 factos sobre Skam


"Skam" é uma série norueguesa que foi lançada em 2014, produzida por NRK P3, e já vai na terceira temporada. Fala sobre um grupo de adolescentes que frequentam a escola secundária Harting Nissem, em Oslo. O primeiro episódio da série saiu online, no site da NRK, e os restantes episódios também foram publicados na Internet. Em 2016, começou a passar na televisão da Noruega. Para quem ainda não viu "Skam", podem ficar a saber seis factos sobre a série que poderá aumentar a vontade de fazerem binge watch.


1- Uma boa forma para se aprender norueguês 



Em primeiro lugar, assistir a "Skam" é uma ótima maneira para se aprender uma língua nova, o norueguês. Claro que a ver-se as três temporadas não se fica fluente na língua, mas é possível aprender-se algumas palavras, tais como, "hei"/"hallo" (olá), "nei" (não) e "fredag" (sexta-feira). Não parece assim tão complicado, pois não? Com legendas em inglês torna-se ainda mais simples de se apanhar algumas palavras, e podem dizer que sabem algumas coisas desta língua. O que é sempre bom.

2- Fala sobre temas tabu



Hoje em dia, há várias séries e programas que falam sobre assuntos tabu, como, sexualidade, violência, relações e distúrbios alimentares. Porém, poucos o fazem da forma que "Skam" faz, visto que, em todos os episódios há sempre tópicos importantes que são abordados do ponto de vista dos estereótipos e do lado das pessoas que sentem na pele esses preconceitos todos os dias das suas vidas. Isto leva a que se veja o lado errado e o certo destas questões que, provavelmente, questionamos e/ou temos que lidar diariamente, e também à construção de um pensamento crítico. Ao longo das temporadas, falaram sobre amizades, amores, traições, mentiras, bullying, religião, sexo, violência, violações, sexualidade, amor-próprio, a importância de se seguir a lei, feminismo, distúrbios alimentares, doenças mentais, a crise dos refugiados e divórcios.

3- Retrata a vida dos jovens e da cultura norueguesa



Já se sabe como os jovens norte-americanos vivem porque há muitas séries e filmes sobre o secundário dos Estados Unidos, e também sabemos bastante factos sobre a sua cultura. Com "Skam", pode aprender-se sobre os feriados noruegueses, os costumes e como os adolescentes de lá se comportam. Este grupo de personagens não difere muito dos norte-americanos nem dos portugueses no que toca a festas porque gostam de se divertir. Em "Skam" os jovens juntam-se quase todas as sexta-feiras para fazerem festas nas casas uns dos outros, que são os grandes eventos sociais do período escolar. Ao mesmo tempo, as personagens falam muitas vezes sobre os autocarros, o "Russ buss", que têm de arranjar e são um dos grandes objetivos para se alcançar no ano final. Além das festas, há outro aspeto que se nota na série que é quando alguém entra em casa descalça sempre os sapatos. Não é só na Noruega que se faz isto, mas está bem fixado nos episódios. Ainda mais, os adolescentes noruegueses quando não estão a viver com os seus pais e estão longe deles, podem receber uma renda do estado que os ajuda a pagar uma casa enquanto estudam.

4- A história passa-se em tempo real


O último episódio da terceira temporada foi exibido no ano passado, por isso, isto pode não parecer muito interessante para quem viu depois ou vai começar a ver agora, mas é uma razão porque torna a série tão exacta. No site do NRK são postados pequenos vídeos ao longo da semana que mostram o que está a acontecer às personagens nessa semana, e os vídeos são todos selecionados para o episódio estreia na sexta-feira. Assim, as situações que estão a acontecer às personagens é como se estivessem a acontecer na vida e em tempo real. O que é uma inovação no mundo da televisão.

5- Cada temporada explora uma relação diferente


Ao contrário da maior parte das séries, que falam sobre a mesma relação ou várias em quase todas as temporadas, "Skam" decide dedicar cada temporada a uma relação diferente. O que mostra o florescimento ou fim das relações, e cada uma a seu tempo. Na primeira temporada é demonstrada a relação entre Eva e Jonas. Na segunda fala-se sobre Noora e William. Na terceira a relação entre Isak e Even é explorada. Esta visão leva a que o espectador tenha tempo para ver melhor como estas relações podem começar ou terminar.

6- É um sucesso de audiências no seu país de origem



Quando o primeiro episódio estreou foi um dos mais vistos na NRK TV online, e  houve cerca de 192,000 pessoas que assistiram à primeira temporada. Sendo uma das séries com mais sucesso do canal NRK. Em 2016, a terceira temporada atingiu um pico de êxito e da Noruega chegou a todo o mundo devido à Internet. Por enquanto, ainda não se pode ver na televisão fora do seu país de origem e ser comercializada para fora por causa dos direitos de autor das músicas que entram nos episódios.

Texto: Iris Cabaça
6 factos sobre Skam 6 factos sobre Skam Reviewed by Watch and Listen on março 01, 2017 Rating: 5

Slideshow