O que precisas de saber sobre a Eurovisão


Ainda não parece real, mas vai mesmo acontecer. A Eurovisão chega em Portugal de 4 a 12 de maio. Após a vitória de Salvador Sobral no ano passado, Lisboa irá acolher este grande evento europeu em vários locais da cidade. Aqui ficam algumas informações para os mais desatentos.

A RTP é a televisão oficial, e as apresentadoras são Filomena Cautela, Daniela Ruah, Sílvia Alberto e Catarina Furtado. O evento terá três grandes espetáculos: 1ª semi-final (8 de maio), 2ª semi-final (10 de maio) e a final (12 de maio). Isto tudo na Altice Arena, no Parque das Nações. Ainda se pode adquirir bilhetes para o jury show e o family show, que basicamente é assistir-se aos ensaios, no site da Blueticket.

Os países que irão estar representados na 1ª semi-final, no dia 8, são os seguintes: Albânia, Azerbaijão, Belarus, Bélgica, Bulgária, República Checa, Estónia, Islândia, Israel e Lituânia - na primeira parte. Na segunda parte: Arménia, Áustria, Croácia, Chipre, Finlândia, República da Macedónia, Grécia, Irlanda e Suíça. Já na 2ª semi-final, na primeira parte, Austrália, Dinamarca, Moldava, Holanda, Noruega, Roménia,  Rússia, São Marinho e Sérvia são os países que irão marcar presença. Depois na segunda parte, Geórgia, Hungria, Letónia, Malta, Montenegro, Polónia, Eslovénia, Suécia e Ucrânia irão estar na segunda parte. Os grandes 5: Espanha, Reino Unido, Itália, França e Alemanha já estão na grande final. Portugal também passou para a final por ser o país onde vai acontecer tudo.

Porém, não vai decorrer tudo na Altice Arena. Há a Eurovision Village com concertos grátis no Terreiro do Paço quase todos os dias até antes da final. No dia 4 de maio, os Beatbombers fazem a abertura. Moullinex irá atuar nos dias 5 e 6. Na primeira noite, irá trazer o conceito "Lisboa Open House", e apresentará Hypersex, para o qual convida Batida, que apresenta The Almost Perfect DJ, Da Chick, DJ Vibe, “Quantum Leap with Violet” e Xinobi. Na segunda, vem com o projeto "Mais Doce" que conta com Ana Bacalhau, Catarina Salinas, Marta Ren e Selma Uamusse. Ambos às 21h30min. Também há JP Coimbra, Nuno Figueiredo e Nuno Feist. A noite atlântica será no dia 7 com Banda do Mar e Waldemar Bastos. Quando são as semi-finais e a gala pode-se assistir à transmissão televisiva em direto na Praça do Comércio. A Orquestra Metropolitana de Lisboa sobe ao palco no dia 9. No penúltimo dia, 11 de maio, os Orelha Negra e Capicua traz Guerrilha Cor-de-rosa com Blaya, Marta Ren, M7 e Ana Bacalhau.

Ainda há mais coisas a acontecerem, tais como, o Euroclub e o Euro Café. O primeiro acontece no Ministerium Club, no Terreiro do Paço, e é o local onde irão haver as after-parties oficiais. A entrada é apenas para pessoas acreditadas. Já o Euro Café, no MoMe Lisboa, é um lugar para festas e eventos especiais durante a próxima semana. Será divido em duas partes: uma de dia, aberta ao público, e outra à noite apenas para pessoas acreditadas.

Uma surpresa é o Som de Lisboa que junta Branko, Sara Tavares, Mayra Andrade e Dino D'Santiago. Branko irá remisturar o tema "Ter Peito e Espaço" de Sara Tavares, criado especialmente para a cerimónia. O artista também coproduziu a nova música de Dino D'Santiago chamada "Nova Lisboa". Os dois temas irão ter edições digitais nos dias 4 e 11 de maio, respetivamente.

Na internet há o Diário de Bordo apresentado por Rui Maria Pêgo e Joana Elle Martins que irá estrear nas redes sociais e Youtube da RTP esta sexta-feira. Ainda é possível assistir-se a alguns momentos nos bastidores no site da RTP

Por fim, falta recordar a música que irá representar o nosso país este ano: "O Jardim" cantada por Cláudia Pascoal tendo sido escrita e produzida por Isaura. A atuação do tema na grande cerimónia só iremos ver na final, dia 12 de maio.

 
O que precisas de saber sobre a Eurovisão O que precisas de saber sobre a Eurovisão Reviewed by Watch and Listen on maio 02, 2018 Rating: 5

Slideshow