Instaverso: aposta na inovação
Instaverso é a mais recente série do RTP Lab, estreada a 20 de abril na plataforma, que conta a história de Maria, dividida entre o mundo real e o digital.
Desde 2017 que a RTP tem apostado em séries jovens, interessantes e diferentes na sua programação do RTP Lab. Casa do Cais, Amnésia e Frágil são alguns exemplos de inovação nacional. Instaverso é mais uma dessas histórias.
TW: Spoilers.
Apenas em cinco episódios de quinze minutos, explora o universo digital como ainda não se tinha visto numa produção nacional. O mais próximo e, igualmente, semelhante a Black Mirror foi Bad & Breakfast, que estreou em 2018. A trama inicia-se quando na noite em que Maria (Beatriz Barosa) é pedida em casamento pelo seu namorado Miguel (Luís Garcia), descobre um portal para a vida da sua influencer preferida, Inêsperada (Teresa Tavares). Na verdade, Maria entra num universo paralelo onde falar com Inêsperada, jantar com ela, fazerem a maquilhagem juntas e serem amigas. Enquanto que no mundo real, o seu namorado a procura por estar preocupado com o seu desaparecimento, e começam a aparecer fotos no Instagram da influencer com Maria que ela não tirou porque, ainda, não se conheceram.
A série serve como uma crítica às redes sociais. Sendo que, num lado há a pessoa que vive das mesmas e tem de parecer e agir de uma certa forma para construir a sua imagem. E, no outro está a pessoa que vê todos os seus posts e deseja ser como ela para ter uma vida igual. Ao mesmo tempo, mostra a perspetiva de inversão dos papéis, onde Maria consegue viver exatamente o que queria numa narrativa que pode controlar à sua vontade. Porém, nem tudo é o que parece, porque nota-se alguns glitchs nessa simulação chegando a ter algumas partes um pouco assustadoras. No princípio, Maria deixa-se levar demasiado e pensa que é tudo real, apesar das falhas, mas quando se apercebe da verdade, tenta sair e encontrar a porta, sem sucesso. Acabando com um pequeno plot twist que deixa o desejo de uma segunda temporada.
Instaverso consegue contar uma história atual com elementos modernos e refrescantes fazendo uma crítica social ao mesmo tempo. Tornado-a numa aposta do RTP Lab e mostrando que há muito talento nacional por desvendar que merece tempo de antena. Além disso, também se cria um espaço onde se pode inovar muito mesmo com um orçamento baixo.