Gisela João no 8 Marvila: 10 anos de celebração desta grande voz do fado

 

Gisela João subiu ao palco do novo espaço 8 Marvila, em Lisboa, para celebrar 10 anos desde que deu a conhecer a sua voz ao país, e não só, e editou o disco de estreia homónimo. A festa foi feita com algumas das pessoas que a acompanharam desde o princípio e para o público que a segue. Além disso, contou com uma exposição com alguns figurinos, fotografias, cenários e acessórios mais marcantes da sua carreira. 

 

 

Apesar do frio que se sentia tanta dentro e fora da sala, não impediu que as pessoas se deslocassem até Marvila para este espetáculo imperdível que teve lotação esgotada.

 

Em 2013, saíram grandes álbuns de nomes do fado como Desfado de Ana Moura e Fado é Fado de Carlos do Carmo e avizinhava-se um boom na música indie nacional no ano seguinte. Gisela João chegou ao panorama cultural português como uma lufada de ar fresco e pronta para quebrar com certas tradições do fado, tais como não usar apenas vestidos compridos e pretos, dizer o que pensa e mostrar a sua personalidade sem medos.

 

Atualmente, pode dizer-se que ainda continua a ser assim e que já se definiu como um dos grandes e melhores nomes do fado. Com três discos no repertório, trouxe inovação ao fado e além dele, tendo participado em músicas de Capicua, David Bruno e Syro, por exemplo.

 

Sem nunca esquecer a tradição, Gisela João afirmou-se como uma das melhores vozes do fado, e a prova foi o concerto de celebração dos 10 anos de carreira onde visitou os seus álbuns.

 

O tema Madrugada Sem Sono iniciou a festa e foi seguido por Vieste do Fim do Mundo e Meu Amigo Está Longe, que continua a soar tão melancólica como antes. De AuRora (2021) trouxe Canção Ao Coração e Já Não Choro Por Ti. Também cantou a nova versão de (A Casa da) Mariquinhas que agora tem o nome de Hostel da Mariquinhas e uma letra mais atual sobre o estado político de Portugal.

 

Para animar, chegaram as músicas Bailarico Saloio e O Senhor Extraterrestre que meteram o público a dançar. E ainda cantou o tema em espanhol chamado Llorona, do álbum Nua (2016).

 

Um dos momentos mais especiais do concerto foi quando cantou lado a lado do seu companheiro e músico Justin Stanton, enquanto ele tocava piano, a música Maldição após ter contado uma pequena história sobre como começaram a namorar.

 

Perto do final, a artista trouxe Louca, que é uma homenagem a todas as mulheres que já sentiram como uma louca. Para terminar a festa em grande, cantou Fado para esta noite ao lado de Xinobi numa escadaria da sala.

 

Terminado o concerto, pôde comprovar-se que Gisela João é um dos grandes nomes da música nacional e não apenas do fado e é sempre um privilégio assistir a um dos seus espetáculos devido à sua voz, às histórias e piadas que conta e a sua presença inspiradora em palco.

 

Gisela João @ 8 Marvila
 
Fotos e texto: Iris Cabaça
Gisela João no 8 Marvila: 10 anos de celebração desta grande voz do fado Gisela João no 8 Marvila: 10 anos de celebração desta grande voz do fado Reviewed by Watch and Listen on janeiro 26, 2024 Rating: 5

Slideshow